IRIS JARDIM GRAMACHO

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu pra levar as boas notícias aos pobres. Enviou-me pra cuidar dos que estão com o coração ferido, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, pra proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus. Pra consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma coroa de beleza ao invés de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto e um manto de louvor ao invés de um espírito deprimido. Isaías 61.1-3

SOBRE JARDIM GRAMACHO

Jardim Gramacho é o nome de um bairro na cidade de Duque de Caxias que por 34 anos comportou o maior aterro sanitário da América Latina, o famoso Lixão de Gramacho. No auge do seu funcionamento, aproximadamente 4 mil pessoas trabalhavam dia e noite catando materiais recicláveis em meio ao despejo diário de 8 milhões de quilos de lixo vindos do Rio de Janeiro e cidades vizinhas.

Nosso ministério acontece aqui numa das comunidades do bairro chamada de Quatro Rodas. A história desse lugar, que amamos com todas as nossas forças, começa na década de 80. Nessa época alguns barracos foram erguidos no entorno do aterro pra hospedar catadores que preferiam dormir perto do trabalho ao invés de voltar pra casa todos os dias. Pouco a pouco algumas pessoas foram decidindo ficar de vez, famílias foram sendo formadas, outras foram sendo trazidas, até que uma comunidade inteira surgiu. Após o fechamento do Aterro em 2012, a fonte de renda dos moradores chegou perto do fim e a situação da comunidade, que já não era fácil, piorou bastante. Hoje a realidade dos moradores do Quatro Rodas tem sido muito difícil, cerca de aproximadamente 500 queridos moradores têm enfrentado muitas lutas como a pobreza, violência, batalha espiritual, entre outras.

SOBRE A NOSSA BASE

Nosso ministério aqui é pautado na palavra profética que recebemos do Espírito Santo (Isaías 61) em meados do ano de 2012 que diz:

O Espírito do Senhor está sobre nós e Ele nos ungiu com o propósito de:

1. Pregar o Evangelho aos pobres,
2. Restaurar os que estão com o coração ferido,
3. Anunciar liberdade aos cativos,
4. Proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus,
5. Consolar todos os que andam tristes,
6. Dar a todos os que choram uma coroa de beleza em vez de cinzas,
7. Dar óleo da alegria em vez de pranto,
8. Dar um manto de louvor em vez de espírito deprimido.

E daí eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, pra manifestação da sua glória. Eles restaurarão os antigos escombros, renovarão as cidades arruinadas que têm sido devastadas de geração em geração. Serão chamados de sacerdotes do Senhor, ministros do nosso Deus. Em lugar da vergonha que sofreu, esse meu povo receberá porção dupla e ao invés da humilhação, ele se alegrará em sua herança, pois herdará porção dupla em sua terra e terá alegria eterna. Seus descendentes serão conhecidos entre as nações. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo Senhor.

Pra que isso se cumpra o Pai tem reunido aqui uma família de missionários radicalmente apaixonados por Ele, dependentes do seu Espírito, obcecados pela sua Presença. Com olhos fixos em Jesus, nosso amado, buscamos nos tornar parecidos com Ele, sendo quem Ele foi, fazendo o que Ele fez, da forma com que Ele fez.

Nosso grande sonho é ver os queridos moradores da Comunidade do Quatro Rodas apaixonados por Jesus, lavando seus pés com lágrimas, enxugando com os cabelos. Adultos, jovens, idosos, crianças, todos, completamente fascinados, totalmente rendidos, marcados pelo seu amor, incendiados pelo seu fogo.

A gente sabe que não é por força, nem por violência, mas pela atuação do seu Espírito. Então vivemos buscando seu rosto, nos deleitando na sua companhia, construindo no secreto tudo aquilo que devemos manifestar em público, dai então, saciados e nutridos com seu amor, partimos pras ruas da comunidade pra fazer missões. Sua Presença é o selo do nosso ministério, sem ela paramos.

A rotina de cada um dos missionários aqui é focada em conviver diariamente com os moradores da nossa comunidade, amando eles, pregando o Evangelho, ensinando as Escrituras, discipulando, orando pelos enfermos, servindo cada um deles em suas necessidades, entre outras coisas.

Mas nunca foi sobre nós, nem sobre o que podemos fazer. É tudo sobre Jesus.

NOSSA FAMÍLIA DE MISSIONÁRIOS

MARCUS E MARIANA LIOTTA

MARCUS E MARIANA LIOTTA

MISSIONÁRIOS, FUNDADORES DO IRIS JARDIM GRAMACHO E PASTORES DA IGREJA JARDIM DE DEUS

Amantes de aventura, em 2009, Marcus e Mariana foram conduzidos pelo Espírito Santo pra uma inesperada viagem ao Haiti. Nessa terra de tamanha pobreza e opressão espiritual, se sentiram fortemente envergonhados com o evangelho dentro da zona de conforto em que estavam vivendo. Voltaram desesperados para servir a Deus e, na época em paralelo às suas vidas profissionais, começaram o nosso ministério na Comunidade do Quatro Rodas aqui em Jardim Gramacho. Em 2014 se tornam missionários de tempo integral. Seus filhos, Yasmin e Gabriel, ajudam a incendiar ainda mais a nossa comunidade.

Contato:
[email protected]
[email protected]

LAILA BADONA

LAILA BADONA

MISSIONÁRIA

Laila é uma filha de Deus incrível que veio de Goiás e, desde junho de 2017, está cooperando em estabelecer o Reino de Deus aqui em Jardim Gramacho. Corajosa, quebrantada e com muitas outras virtudes, Laila, que tem um dom para as artes proféticas, vive apaixonada por Jesus e também pelos moradores da nossa comunidade. Ela participou da Iris Global School de Fortaleza FT3 em 2017.

Contato:
[email protected]

ANDREAS E ADA NILSEN

ANDREAS E ADA NILSEN

MISSIONÁRIOS

Juntamente com o pequeno Samuel, essa família se mudou da Noruega pro Jardim Gramacho em setembro de 2018. Eles queimam com o desejo de ver famílias restauradas, os pobres e quebrantados transformados nos braços do bom Pai e de brilhar a luz de Jesus nos lugares mais escuros da Terra. Andreas e Ada têm um forte chamado pro Brasil e esperam ficar por aqui o tempo que Jesus quiser. Eles anseiam ver os brasileiros se renderem e serem completamente apaixonados por Jesus. Andreas servia como pastor de jovens na Noruega e Ada acabou de terminar seu estudo como enfermeira. Samuel é um menino cheio de vida e canta “Amém, Aleluia” o tempo todo, ainda mais depois da chegada da sua irmãzinha Lia, a pequena missionária brasileira que nasceu em abril desse ano. Também são alunos da Iris Global School de Fortaleza FT3 em 2017.

Contato:
[email protected]
[email protected]

THAIS PIMENTA

THAIS PIMENTA

MISSIONÁRIA

Thais, nascida e criada no estado do Rio de Janeiro, guiada pelo amor de Deus, veio pra Jardim Gramacho em Janeiro de 2019 depois de concluir sua graduação em Psicologia. Thais carrega como sua marca a alegria e um amor com habilidade de lidar com crianças e famílias. Recebeu uma palavra de Deus pra trazer restauração nos lares de Jardim Gramacho. Ela participou da Iris Global School Rio 4 em 2017.

Contato:
[email protected]

ALYSON QUEIROZ

ALYSON QUEIROZ

MISSIONÁRIO

Alyson é cearense e logo que conheceu Jesus se involveu numa igreja missionária. Trabalhava como professor de inglês e servia em sua igreja local quando em 2012 recebeu um chamado pra fazer a obra de Deus em tempo integral. Começou seu ministério no Iris Fortaleza onde trabalhava com moradores de rua e dependentes químicos, passou um tempo no Iris Piauí onde auxiliou no trabalho de plantação de igrejas no Sertão e por último serviu como missionário intercessor no FHOP. Aqui no Iris Jardim Gramacho desde junho de 2019, sua paixão é ver pessoas sendo transformadas através de um encontro com a Glória de Deus, especialmente por meio da adoração profética. Seu desejo é ver a igreja brasileira vivendo a vida abundante que Jesus conquistou para cada filho e filha no Reino. Alyson acredita que o estado do Rio de Janeiro vai ser o polo do grande avivamento brasileiro dos últimos dias e seu sonho é ver o Jardim Gramacho tendo parte em tudo isso.

Contato:
[email protected]